Topo de página

Pegue este efeito no Site Tony Gifs Javas

sexta-feira, 25 de março de 2011

Plano de aula do Estágio Supervisionado II do 5º Ano

Identificação

Estagiário: Eliete Gonçalves Santos Souza
Curso: Pedagogia                                Período:                             Módulo: 3
Escola Estagiada: Escola Municipal João Luiz dos Santos
Disciplina: Matemática/Ciências                                         
Tema: Meio Ambiente e a Matemática/ Sistema Nervoso
Série/Período: 5º Ano                        Turma: A                                Turno: Matutino
Professor Titular: Maria Deosmira Alves Teixeira                       Data: 30/11/2010
                                                              
Assinatura do professor titular____________________________________________



Tema: Meio Ambiente e a Matemática/ Sistema Nervoso

Objetivos:

  • Interpretar gráficos de linhas.
  • Desenvolver a interpretação, atenção e raciocínio.
  • Perceber o papel de recursos matemáticos no estudo de mudanças ambientais.
  • Desenvolver noções que favorecem estimativas de áreas.
  • Compreender a importância da preservação do meio ambiente.
  • Conhecer as funções do Sistema Nervoso.
  • Identificar as partes do Sistema Nervoso e suas funções.
  • Promover socialização e descontração através de jogo pedagógico.

Aspectos Metodológicos:

  • Conversa informal sobre a floresta Amazônica e a porcentagem que tem sido devastada.
  • Leitura do texto informativo, pág. 136 do livro didático de Matemática.
  • Debate sobre o texto, explorando comentários livres dos alunos.
  • Copiar e resolver as atividades: “Conversando sobre o texto”, pág.136 e 137.
  • Correção e debate sobre as atividades propostas.
  • (Ciências) Explorar sobre o que os alunos entendem por memória.
  • Explicar que as pessoas usam diferentes estratégias para memorizar, que a memória é parte essencial do processo de aprendizagem.
  • Deixar os alunos falarem sobre suas experiências.
  • Leitura e debate participativo com os alunos sobre o Sistema Nervoso, pág. 104 e 105 do livro didático de Ciências.
  • Copiar e resolver as atividades para organizar os conhecimentos, pág. 106 e 107.
  • Promover um jogo de memorização, atenção e reflexão sobre o conteúdo estudado. (Dividir a classe em três grupos. Tomar o devido cuidado para que não haja nenhuma comunicação entre os participantes. Entregar uma ficha com o nome de uma das partes que compõem o encéfalo (cérebro, cerebelo e tronco encefálico) para cada aluno e orientá-los para que não contem, nem mostrem a nenhum colega e, dessa forma, desconheçam os componentes de seu grupo. Os alunos deverão posicionar-se em círculo, em pé. Após a estagiária terminar de falar a função, apenas os alunos que fazem parte do grupo do órgão correspondente devem se abaixar. Os alunos que permanecerem em pé ou abaixarem erroneamente saem do jogo. Ganha o jogo quem obtiver mais acertos. Aproveitar o jogo para discutir o respeito pelo outro e explorar o erro como uma das formas de estímulo à aprendizagem.)

Conteúdo:

Interpretar gráficos de linhas; introdução do Sistema Nervoso; copiar e resolver atividades pedagógicas; propor a interpretação, atenção e raciocínio através de jogo educativo, fixar e avaliar.

Formas de Avaliação:

O aluno será avaliado através da observação, levando em conta a participação e o envolvimento com as atividades realizadas.

Referências Bibliográficas:

CRUZ, José Luiz Carvalho. Projeto Pitanguá: Ciências - 5º Ano. 2. Ed. São Paulo: Moderna, 2008.

MILANI, Estrela, IMENES, Luiz Márcio, LELLIS, Marcelo. Projeto Conviver: Matemática - 5º Ano. 1. Ed. São Paulo: Moderna, 2008.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário